A Comtexto Comunicação e Pesquisa, responsável por este site, é uma empresa de consultoria/assessoria em Comunicação e que tem como proposta contribuir para o aumento da massa crítica em algumas áreas ou focos especializados: Comunicação Empresarial, Jornalismo Científico, Comunicação Ambiental, Comunicação para o Agronegócio, Comunicação para a Saúde e Pesquisa em Comunicação.

      A Comtexto, por princípio, defende a livre circulação de idéias e, portanto, todas as informações disponíveis em nossos sites temáticos estão acessíveis a qualquer um. Ela não negocia a sua opinião e, em função disso, recusa qualquer patrocínio em seus sites que possam comprometer a sua independência editorial. Definitivamente, não compactua com empresas socialmente irresponsáveis e as denuncia sistematicamente, incluindo sempre, entre elas, as que integram a indústria tabagista (mata e torna enfermos milhões de pessoas anualmente em todo o mundo) e as representantes da indústria de armas . Tem reservas com respeito a boa parte das empresas que constituem a indústria agroquímica, a indústria da saúde e de bebidas, entre outras. Não faz parceria com partidos políticos, de qualquer tendência, desconfia dos que pregam o “marketing verde” e repudia as organizações que se aproximam de Ongs legítimas, buscando apropriar-se de seu trabalho e de sua credibilidade. Costuma ser implacável com as organizações que penalizam os consumidores, que não são transparentes e que colocam os lucros acima do interesse público. Desconfia das entidades que fazem o jogo das empresas que as patrocinam e da mídia que tem se tornado cúmplice dos grandes interesses econômicos, políticos e comerciais.

      A Comtexto defende a tese de que não vale qualquer negócio em comunicação e é implacável com agências (de comunicação, RP, assessorias de imprensa e de propaganda) que vendem o trabalho e a alma para clientes sem escrúpulos porque elas afrontam a dignidade da Comunicação Empresarial.

      A Comtexto faz poucas coisas, mas empenha-se em fazê-las bem. Não terceiriza seus serviços. Não explora estudantes; pelo contrário, tem um respeito profundo por eles porque tem o DNA vinculado à universidade e ao ensino de maneira geral.

      A Comtexto repudia, também, os interesses corporativistas e acredita que a competência é o melhor critério para definir quem deve permanecer no mercado e ocupar a liderança, a chefia etc. Contempla a Comunicação Empresarial sob uma perspectiva abrangente, inter e multidiciplinar, e trabalha em prol da aproximação entre colegas da área (jornalistas, relações públicas, publicitários, administradores, webdesigners, ilustradores, profissionais de marketing e de ciências da informação etc) e não, o contrário.

      A Comtexto Comunicação e Pesquisa é uma empresa que, embora localizada na capital paulista, tem um DNA interiorano. Ela assume o caráter “caipira” de seu diretor principal, nascido em Ribeirão Preto e torcedor fervoroso do Comercial Futebol Clube, o famoso “Leão do Norte”. Somos assim: francos, transparentes e sem “papas na língua”, como os caboclos. Desconfiamos sempre daqueles que chegam com “fala mansa”, como as organizações monopolistas ( a Monsanto é o exemplo mais contundente dessa hipocrisia empresarial), que, no fundo, querem apenas dominar o mercado a qualquer custo e que usam recursos nem sempre legítimos para isso (você já ouviu falar no “agente laranja” utilizado para matar “adversários” na Guerra do Vietnã e que vitimou milhares de crianças?). Queremos distância das empresas que vendem drogas –que viciam e matam (Souza Cruz e Philip Morris) - e que contaminam o nosso campo com agrotóxicos ( a Bayer é apenas uma delas!). Detestamos os reis da “junkfood” (McDonald´s com seu palhaço cínico e outras empresas menos famosas e não menos nocivas) porque somos a favor da saúde.

      O principal executivo da Comtexto, editor deste site, é o jornalista Wilson da Costa Bueno, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, e professor de Jornalismo (Científico, Jornalismo e Saúde, Jornalismo em agribusiness e meio ambiente) da ECA/USP. Tem mestrado e doutorado em Comunicação e especialização em Jornalismo Científico e Comunicação Rural.

      Se você pensa da mesma forma (ou não), fique à vontade para contatar-nos. Sabemos separar as pessoas das organizações (não confundimos os jornalistas com os jornais, nem os funcionários com as empresas em geral, por exemplo). Há gente boa nas organizações ruins. Somos solidários com elas porque, afinal das contas, não deve ser mesmo fácil trabalhar em ambientes mental e profissionalmente insalubres (não acreditamos nessa história de “melhores empresas para trabalhar que só rendem lucros para revistas e organizações, elas próprias pouco éticas). Como a gente costuma dizer da Volkswagen por aqui: você conhece, você não confia.

 
 
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